domingo, 17 de abril de 2011

'Eu?! Filósofa?!'

Depois de ter sido esteriotipada por uma magnífica professora de Redação de que tenho cara de filósofa,e tal esteriótipo ter sido confirmado por amigos do dia-a-dia,parei para pensar: Será que os ensinamentos de Marilena Chauí lido em semanas foram tão absorvidos a ponto de me parecer uma filósofa?! A própria Marilena responderá por mim - em seu livro,ela afirma que qualquer um pode ser filósofo,sendo esse um aspirante do conhecimento e tendo amor pelo mesmo poderia filosofar.Claro que não receberíamos o mesmo prestígio que os clássicos receberam.Pois foram os primeiros a indagar sobre os pensamentos já pré-estabelcidos e a implantar a dúvida e questionamento em pessoas de suas épocas.Mas mesmo hoje,pense,reflita,por exemplo,o que é o tempo? Seria um deus que controla seus passos,ou um tirano que retira de ti seus segundos quando esses adquirem preciosidade? O que é o amor? A verdade?....Ah são inúmeras indagações,as quais o homem contemporâneo não se preocupa,pois já acha que sabe,e o achismo é o que mais se encontra por aí,deixando os indivíduos em inércia absoluta serem levados pela pressa,verdade suprema e pretensão. "Só sei que nada sei".Sócrates ao dizer essa célebre frase utilizando a humildade e racionalidade propôs aos seus ouvintes,discípulos que quanto mais aprofundamos em certo assunto,definitivamente não saberemos nada. E voltando ao achismo e á pretensão,percebe-se o quanto o homem está condicionado a viver roboticamente sem aproveitar os valores naturais e da vida, e pior;achando que já sabe o bastante, o necessário para viver.

2 comentários:

  1. Eu acho você meio filósofa mesmo... era muito engraçado quando você indagava alguma coisa e no fim da frase já tinha a resposta! É uma pena nossa mania de procurar as respostas para coisas mais complexas enquanto as mais simples permanecem um grande mistério!

    Beijos e estou com saudades de seus momentos freudianos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que todos deviam filosofar um pouco na vida, mas vc vai além disso, fofa, reflete sobre a vida e tudo que a envolve! É um dom sim, repara só nos teus questionamentos... =D

    Continue a nadar, baby... =)

    ResponderExcluir